quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festa do aniversário de Cantanhede começou arrastando multidão


O primeiro dia de comemorações do aniversário de Cantanhede está sendo um grande sucesso, milhares de pessoas lotam a praça de eventos para ouvir os louvores da cantora evangélica, Damares, pessoas tanto de nossa cidade, como de cidades vizinha.
Com certeza, este ano a festa de aniversário cantanhedense esta recheada de bons eventos, inúmeras competições, atividades cívicas e culturais. O povo cantanhedense merece comemorações deste quilate.
Para animar os baladeiros temos, banda reprise, 23; banda sacode, 24 e 5 pick up's(som automotivo), dia 25.
Parabéns Cantanhede pelos seus 58 anos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PF prende médica acusada de fazer consulta em troca de voto para Roseana

Jailton de Carvalho (O Globo)
BRASÍLIA – A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira uma médica, em São Luís, acusada de fazer consulta em troca de promessa de voto para a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). No consultório da médica, localizado no bairro do Recanto dos Vinhais foram apreendidos peças de campanha de Roseana Sarney e dos candidatos a deputado Luciano Moreira (federal), Ricardo Murad e Manoel Ribeiro ( estaduais).
A PF fez a busca no consultório da médica a partir de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE). Na operação a polícia prendeu também a dona da casa onde estava instalado o consultório e uma paciente que estava sendo atendida. A paciente foi presa porque reagiu contra ação da polícia. Com a dona da casa foram apreendidos duas carteiras de trabalho e dois títulos de eleitores.

Gasolina de graça para quem participasse da ‘carreata da vitória’

No domingo, duas horas antes da chegada da candidata Roseana Sarney a Codó, cidade do interior do estado, havia um congestionamento de motos numa fila desorganizada em frente a uma bomba de gasolina no Auto Posto Alencar. Cada motoqueiro recebeu, de graça, três litros de gasolina. Em troca, eles teriam que engrossar a “carreata da vitória” de Roseana, pendurando uma bandeira da candidata na garupa.
As motos abriam a carreata. Atrás, iam dezenas de carros. Roseana estava numa caminhonete, protegida do sol. A seu lado, estavam os candidatos a senador Edson Lobão e João Alberto.
A assessoria de Roseana negou ter financiado a gasolina dos motociclistas, e informou não autorizar qualquer aliado a adotar o procedimento.

sábado, 18 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope para governador mostra Roseana em queda, Flávio em ascensão e eleição no segundo turno

Pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela TV Mirante, divulgada na noite desta sexta-feira (17) aponta que as eleições para o governo do Estado será mesmo decidida em segundo turno. O resultado mostra que Roseana Sarney caiu um ponto percentual e Flávio Dino cresceu oitos pontos em relação à pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto. Em agosto, Roseana aparecia com 47% e Flávio com 13% das intenções de votos.
Pelos novos números para a sucessão estadual, a governadora Roseana Sarney (PMDB) permanece na frente na corrida pelo governo do estado, com 46% das intenções de voto. A peemedebista é seguida pelo ex-governador Jackson Lago (PDT) e pelo candidato Flávio Dino (PCdoB), da coligação ‘Muda Maranhão’, ambos com 21% das intenções de voto.
O candidato Marcos Silva (PSTU) aparece com 1% das intenções de voto. Josivaldo Corrêa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSol), não pontuaram mais uma vez. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizaram 2% e os que não sabem, 9%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos considerando um grau de confiança de 95%.
A soma dos votos válidos daria 52 % contra 48 % dos adversários, uma diferença de 4 pontos. Considerando a margem de erro que é de 3 pontos percentuais, o quadro é de empate técnico entre a candidata do Governo e as candidaturas oposicionistas, deixando um cenário definido para o segundo turno.
Realizada no período de 14 e 16 de setembro de 2010 a pesquisa, que ouviu 1.204 eleitores em todas as regiões do Estado, mostra que a eleição será definida no segundo turno Maranhão. Pelos votos válidos sem contar brancos e nulos, Roseana Sarney teria 52%, enquanto Jackson Lago e Flávio Dino apareceriam com 23% cada um. Josivaldo e Marcos Silva teriam 1% cada um. Saulo Arcangelli não pontuou.
Isto é, a diferença entre Roseana e a soma dos seus adversários é de 4 pontos percentuais, o que indica que com uma perda de somente 2 pontos de Roseana, a eleição se decidirá em segundo turno.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número 34465/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 30242/2010.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Coligação de Roseana Sarney joga a toalha e já admite segundo turno

Ao contrário do que tentam passar ao eleitor através de suas pesquisas, a coligação da governadora Roseana Sarney, não tem nenhuma certeza de que a eleição será vencida por ela em primeiro turno. Pelo contrário, muitos dentro do próprio governo já começam a se preparar para a batalha do segundo turno, que sabem, não será fácil para Roseana.
Nem mesmo o todo poderoso Duda Mendonça, marqueteiro de Roseana, (conhecido em todo o Brasil por conseguir eleger até postes), não está convicto da vitória de sua cliente. O que antes era uma certeza quase absoluta nas hostes da oligarquia Sarney, hoje se tornou uma grande dúvida, pois, segundo pesquisas encomendadas pela própria Roseana Sarney, para consumo interno, Jackson Lago, melhorou muito seu desempenho em São Luis, o que por si só, já é um complicador para as pretensões da governadora de levar a eleição logo no primeiro turno.
O grupo de Roseana, ainda tenta sustentar um falso otimismo, mas, sabe que a essa altura da campanha as coisas começam a se encaminhar para eleição em dois turnos.
Mesmo diante desse quadro de incertezas, Duda Mendonça, garante que Roseana sairá vitoriosa, só não disse se das urnas ou mais uma vez com a ajuda do TSE. Afinal, para muitos analistas da política local, a governadora só vence a eleição se tirar mais uma vez Jackson Lago da disputa, através dos tribunais de Brasília, onde seu pai, José Sarney, continua a exercer grande influência.

Política de pai para filho se perpetua no Maranhão


Nas eleições deste ano a genealogia na política maranhense se torna ainda mais marcante. Afora a candidatura à reeleição de Roseana Sarney, filha do ex-governador do Maranhão, ex-presidente da República e atual presidente do Senado, outras tantas comprovam que a política, ou a divisão do poder no estado, tem forte fundações nas famílias.
E, como diz o ditado, aqui “filho de peixe é peixinho”, com projeto de vir a se tornar um tubarão branco.
Num lançar de olhos na relação dos candidatos aptos junto ao Tribunal Superior Eleitoral, mais de uma dúzia dos pleiteantes a cargos eletivos são descendentes de políticos ou detentores de mandatos ainda no exercício do cargo. São filhos de…
André Fufuca- Filho do deputado estadual Fufuca Dantas, ex-secretário de Minas e Energia do governo Roseana Sarney. Candidato a deputado estadual.
Camilo Figueiredo – Filho do ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo. Candidato à reeleição de deputado estadual.

Daniel Macedo
– Filho do secretário de Comunicação do governo Roseana, Sérgio Macedo. Candidato a deputado estadual.
Davi Alves Silva Júnior - Filho do ex-deputado federal e lendário político da região tocantina Davi Alves Silva. Candidato à reeleição de deputado federal.
Djane Alves Silva – Filha do ex-deputado federal e lendário político da região tocantina Davi Alves Silva. Candidata a deputada federal.
Eduardo Braide – Filho do deputado estadual Carlos Braide. Candidato a deputado estadual.
Edvaldo Holanda Júnior - Filho do deputado estadual Edvaldo Holanda. Vereador de São Luís. Candidato a deputado federal.
Érico Carvalho - Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cururupu, Wilson Carvalho, impedido de ser candidato por ser condenado pelo Tribunal de Contas da União, TCU. Candidato a deputado estadual.
Gardênia Castelo - Filha do ex-governador e atual prefeito de São Luís, João Castelo. Candidata à reeleição, deputada estadual que assumiu na suplência.
Kleber Leite – Filho do ex-deputado já falecido Kleber Leite. Candidato a deputado federal.
Lima Neto – Filho do deputado estadual Zé Lima. Candidato a deputado estadual.
Luciano Genésio – Filho do ex-prefeito de Pinheiro e ex-deputado estadual José Genésio. Candidato a deputado estadual.
Luciano Leitoa – Filho do deputado estadual e ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa. Ex-deputado federal. Candidato a deputado estadual.
Neto Evangelista – Filho do ex-deputado estadual João Evangelista, falecido em 2009. Candidato a deputado estadual.
Paulo Marinho Jr – Filho da deputada Márcia Marinho e do ex-deputado federal e ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho. Ambos condenados pelo Tribunal de Contas da União. Candidato a deputado federal.
Ricardo Archer - Filho do ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, impedido de participar das eleições por conta de condenação junto ao Tribunal de Contas da União, TCU. Candidato a deputado federal.
Rigo Teles – Filho do prefeito de Barra do Corda, Nenzim. Candidato a reeleição de deputado estadual.
Roberto Câmara – Filho do ex-prefeito de São José de Ribamar, Jota Câmara. Candidato a deputado estadual.
Roseana Sarney - Filha do senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado Federal e ex-presidente da República. Candidata à reeleição do governo do estado.
Rubens Pereira Jr – Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Matões, Rubens Pereira, barrado desde as eleições de 2006 pelo TCU. Candidato à reeleição.
Sarney Filho - Filho do senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado Federal e ex-presidente da República. Candidato à reeleição de deputado federal.
Victor Mendes – Filho do ex-prefeito de Pinheiro e secretário de Cidades do governo Roseana, Filuca Mendes. Candidato à reeleição de deputado estadual.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Operação “Mãos Limpas” da PF pode desembarcar na Seduc no Maranhão


A operação “Mãos Limpas” levada a efeito pela Polícia Federal se aproxima do Maranhão. Depois da prisão do governador Pedro Paulo Dias, aliado do senador José Sarney, no Amapá, do secretário de Educação daquele Estado e de alguns empresários, agentes federais estão em Belém efetuando neste momento prisões e apreensões por desvio de recursos do Fundeb e Fundef.
Assim como no Amapá, na Secretaria de Estado da Educação do Maranahão vários contratos administrativos foram realizados sem os procedimentos legais, principalmente na área de vigilância armada.
Desde que Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão, contratos sem licitação, emergenciais dirigidos para uma só empresa foram praticados.
A Sentinela, empresa de segurança privada, continua coordenando ao serviços de vigilância armada pendurada em aditivos de prorrogação de prazo, sempre com dispensa de licitação.
O primeiro contrato com a Sentinela, feito em junho do ano passado, chegou a R$ 14 mil. No mês seguinte pulou para R$ 500 mil e depois subiu para R$ 2 milhões.
Entre novembro de 2009 a março deste ano, a Seduc pagou para a Sentinela valores superiores a R$ 20 milhões.
Secretário de Educação, Anselmo Raposo
Secretário de Educação, Anselmo Raposo
Além disso, agora na gestão do secretário Anselmo Raposo, recursos federais estão sendo desviados de um programa destinado para as escolas índigenas.
No Amapá, o contrato com a empresa de segurança privada era de apenas R$ 2,5 milhões mensais, inferior ao que era e continua sendo paga para a Sentinela.
O pior de tudo é que a empresa sempre recebe contratos emergencias, sem considerar que a legislação impede que mais de dois contratos podem ser feitos para a mesma empresa.

Governador e Ex-governador do Amapá, companheiros de Sarney, são presos pela Plícia Federal

Pedro Paulo Dias, governador do Amapá
Pedro Paulo Dias, governador do Amapá
G1 Portal
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), durante a Operação Mãos Limpas. O governador é suspeito de participar de uma organização criminosa composta por servidores públicos, políticos e empresários que praticavm desvio de recursos públicos do Amapá e da União. O governador foi levado pelos agentes da PF para o quartel do Exército, em Macapá.
Foram mobilizados 600 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além do Amapá, os mandados também estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União (CGU).
As apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
O governador que foi preso nesta manhã pela PF, Pedro Paulo Dias, 
ao lado de José Sarney
O governador que foi preso nesta manhã pela PF, Pedro Paulo Dias, ao lado de José Sarney
Foi constatado que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.
Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.
As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, da CGU e do Banco Central (BC), iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do STJ.  Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

Flávio Dino diz que o Maranhão tem que se desenvolver por inteiro

Durante sua passagem pelas cidades de Carolina, Balsas e Riachão nesta quinta-feira, o candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, criticou o atual modelo de desenvolvimento do estado por ser bastante desigual. Segundo Flávio, no seu governo o estado vai se desenvolver por inteiro e as vocações regionais serão levadas em consideração. Disse ainda que os investimentos identificados na região são originários da iniciativa privada, sendo necessário que o governo do estado priorize ações para que o Maranhão possa crescer.
Durante sua visita a Carolina e Riachão, Flávio Dino anunciou que vai incentivar o turismo na região. Na opinião do candidato, os investimentos do atual governo nessa área são insuficientes. “Será prioridade de nosso governo investir no turismo nessa região com respeito ao meio ambiente”, garantiu. Em Carolina, Flávio Dino assumiu, ainda, o compromisso em construir 100 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em todo o estado. Disse, também, que vai criar novas universidades estaduais e hospitais de alta complexidade em todas as regiões maranhenses.
Flávio Dino garantiu que todos os projetos a serem desenvolvidos no seu governo serão realizados em parceria com as prefeituras municipais. “A parceria com as prefeituras é fundamental para desenvolver o Maranhão por inteiro”, explicou. Sobre as visitas que tem realizado pelos diversos municípios maranhenses, disse que essa será a prática do seu governo, ou seja, a presença em todas as cidades do interior do estado. “Esse contato, o diálogo com as pessoas, o olho no olho vai continuar quando assumir o governo do estado”, garantiu.

APOIO

Em Carolina, Flávio Dino recebeu o apoio do vice-prefeito, Vicente, que disse apoiar o candidato da Coligação Muda Maranhão porque ele representa a possibilidade de mudança no estado e a alternância de poder no Maranhão. “Conhece e respeita as leis e vai trabalhar no governo para que elas (as leis) sejam respeitadas”, disse, acrescentando ser Flávio Dino o candidato com as melhores propostas. A atividade em Carolina e Estreito contou com a presença de diversos militantes petistas.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Milhares de professores estão concentrados neste momento na praça do São Franciso

Daqui há pouco os professores irão protestar contra Roseana Sarney em frente ao Palácio dos Leões

Trata-se da paralisação de 144 horas dos educadores (professores e funcionários de escola) públicos estaduais. Essa foi decisão tomada pela assembleia regional da categoria promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão na segunda-feira (30) no auditório da Fetiema. A motivação para o protesto é o emperramento das negociações com o governo sobre o Estatuto do Educador estadual.

Com JP.
Enviado por Eri santos Castro

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Grupo de Roseana admite, Dilma pode não vir ao Maranhão.


Kássia Brito

Evitar a exposição agora que a pesquisa eleitoral indicou que Dilma Rousseff (PT) está com mais de 70% das intenções de votos dos maranhenses é a saída política e diplomática para a virtual sucessora do presidente Lula. Sem negar participação na propaganda eleitoral de Flávio Dino (PC do B) e sem desanimar o discurso de Roseana Sarney (PMDB) que tem se firmado na promessa de que a candidata petista a presidência da República fará uma visita ao seu palanque, a coordenação de campanha de Dilma Rousseff tem jogado nas duas frentes para agradar a peemedebistas e comunistas. Enquanto isso, vir ao Maranhão (terra que nos meses antes do início da campanha eleitoral a petista pisou por mais de uma vez para participar com Lula da inauguração da Refinaria e das obras do PAC) deixou de ser prioridade.

Roseana Sarney tem endossado em seus discursos que trará a caravana petista composta por Dilma e Lula ao Maranhão. A promessa de chegada em agosto passou para o mês de setembro e nada da confirmação da vinda da cúpula petista. Do lado comunista, Dilma teria firmado compromisso com o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, de gravar declaração para a propaganda de Flávio Dino. Com quase um mês de programa exibido na televisão e no rádio, nada de gravação de Dilma. O pior é que a única alusão a candidata, uma declaração feita por ela ainda em 2008, foi alvo de reclamação judicial do PMDB.  

O juiz auxiliar da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Nelson Loureiro concedeu liminar a coligação de Roseana para que o comunista retire o áudio de Dilma Roussef do programa, ou identifique a data da declaração, para não confundir o eleitor.